domingo, 22 de novembro de 2009

O caso do vestido

Iwi Onodera/EGO

Depois de muito tempo, não consegui me conter e, sim, serei mais um a pitacar, de forma pública - já que na faculdade fora pedido, como trabalho, um artigo dos alunos - o caso de Geysi.

Partindo da premissa que norteia o imaginário comum, isto é, de que a estudante de Turismo da Uniban fez isso para aparecer, afinal, o objetivo é a fama que já dura mais de 15 minutos, diretamente estamos admitindo que a moça, que não demonstra tanta inteligência como supõem estes, imaginou, ou pior, idealizou toda a situação. Sabia ela que a sua saia daria tanto pana pra manga assim. Desta forma, seria mais plausível ouvir Geysi no que diz respeito a premonições acerca do tão esperado/explorado fim do mundo.

Hoje, fala-se em trabalhos para a Playboy - desmentido pela estudante que, no entanto, não descartou a hipótese, se pintar -, desfile no Carnaval do Rio etc. O que há de concreto são inúmeras participações em programas televisivos.


Quando falo em "imaginário comum", levo em considerações observações pessoais acerca do tema. Sábado passado, por exemplo, Geisy foi ao Altas Horas, da Rede Globo. Entre mensagens, constrangidas e inseguras, de apoio, Geisy recebia verdadeiros sermões dos jovens da plateia, sob ovação da massa. Nem mesmo a convidada daquela noite, a casseta Maria Paula, demonstrou convicção em seu apoio.

Reprodução/Internet
É imprescindível, ainda, analisar a veste da moça - razão maior do furor daqueles milhares de misóginos. Vamos partir do óbvio. Curto? Curto. Com que objetivo usam, as mulheres (!), roupas assim? Para mostrar a parte desnuda. Portanto, pergunto-lhes, que diferença há entre o vestido da estudante (que, convenhamos, de interessante não sequer o corpo) e os habituais decotes, por exemplo? A única me parece ser a parte oferecida visualmente.

Inadmissível foi a maneira como lidou a Uniban, ao expulsar a estudante. Assim, fez ré uma cidadã em um caso no qual seria, e só assim poderia ser, vítima. Ademais, há de se lamentar o comportamento de intolerância, preconceito, assédio moral e, sobretudo, hipocrisia. Não só dos estudantes daquela Universidade, mas também desta sociedade que consome tanto telenovelas nas quais a nudez é desvelada, quanto o carnaval. A estudante colhe, pois, de forma justa, os frutos da humilhação sem precedentes. Por razões óbvias, não durará. Mas aí já cabe outro artigo...

12 comentários:

  1. Enfim!!! Achei que não fosse ler seu parecer a respeito. Também acho que ela só está colhendo os louros da humilhação. E já está na prorrogaçao (há muito) dos 15 minutos de fama.

    Beijos.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. concordo,quis se promover e conseguiu...
    agor já foi ne?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo..

    Concordo plenamente com vc, ela queria tudo sim, e agora tá colhendo os frutos.

    bjs


    Joicinha

    ResponderExcluir
  4. "Na entrada da quadra da escola de samba Porto Pedra, em Niterói, no Rio, uma faixa anunciava a presença de Geisy Arruda, a estudante de minissáia, que esteve na noite desta sexta-feira, 27, entre os membros da comunidade vermelho-e-branco. Aguardada por um batalhão de jornalistas, Geisy subiu ao palco e fez um discurso bastante inspirador[...]"
    Site: EGO.

    Primeiro: A quadra da Porto da Pedra fica em SÃO GONÇALO (bairro Vila Lage - antigamente era no próprio bairro Porto da Pedra, onde hoje funciona somente o Castelo); Niterói, não tão longe da quadra Porto da Pedra, fica a Unidos do Viradouro.

    Eu estava passando no bairro da escola de samba de São Gonçalo e vi uma faixa que continha: "Dia 27 de novembro Geisy Arruda, na quadra da Porto da Pedra". De-ca-dên-cia. Uma vez que a escola de samba da Porto da Pedra fica sempre em 11° lugar, agora mesmo que cai para o Grupo de Acesso.
    Há quem diga não ter gostado de tê-la desfilando na Porto da Pedra - moradores da comunidade estão insatisfeitos.
    P.S.: Disseram que ela seria Madrinha de Bateria; ela sairá em um dos carros alegóricos da escola. De verdade? Tem muitas mulheres bonitas em São Gonçalo para sairem como destaque na Porto da Pedra, mas muitas moradoras do município - como eu - se refugiam na Viradouro. Esta tem mais credibilidade com os Gonçalenses.

    Segundo: É extremamente ridículo ver em sites da Organização Globo matérias e mais matérias sobre a Geisy. Para quem queria somente 15 minutos de fama, tá colhendo uma vida por conta de um vestido.

    Terceiro: Premeditado. Em algumas reportagens, estudantes do local disseram que ela já previa a euforia que causaria indo à faculdade daquele jeito.

    Quarto: Quanto aos estudantes que participaram do escândalo, pêsames! Somente contribuíram para que isto acontecesse. Sabe aquele "Sua inveja aumenta o meu ibope"? Só fez prorrogar a fama - que deveria ser efêmera - da Geisy.

    Quinto: Isto não dura além Carnaval 2010.

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa notícia foi a mais nonsense que escutei esse ano. Não sabia se ficava chocada com a reação das pessoas na Uniban, se ficava chocada pelo tempo que os jornais, revistas e etc. perderam entrevistando a Geisy e promovendo-a ou com o vestido que é pavoroso de feio.

    ResponderExcluir
  6. Olá Diego,

    Ao acessar o diHITT encontrei seu perfil para aceitar como amigo, resolvi conhecer seu blog antes, e confesso que foi uma grata surpresa. Parabens pela sua cria, e certamente o carinho que dedica a mesma.

    Seja bem vindo ao meu grupo de amigos, e na medida do possível, manteremos contato.

    Um abraço e felicidade sempre.

    Um abração

    Adalberto
    www.empregosecarreira.com

    ResponderExcluir
  7. -"Geysi",Geysi!!!...Quantas Geysis,hein?!Afinal estamos num país que preza às nádegas (prá não ser mais objetivo...),e qual garota não pensou ser uma Geysi em algum momento de sua vida...Suponho que nenhuma,ou quem sabe alguma com coragem de assumir que sim...Ou com um namorado,ou atraindo à atenção de uma turma de operários de alguma obra.Bem...fiz meu comentário!!!Que me desculpem às Geysis de ontem e de hoje...se eu comentei algo que não devia!Parabéns pela maneira que esplanou sua matéria,Diego M.

    ResponderExcluir
  8. Belo post amigo, obrigado por se integrar à comunidade AntropoMidia e seja bem vindo, quanto a mim já sou seu seguidor!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Amigo, eu fui da Facha, sabia?! Estudei 03 anos lá e tive ótimos professores... saudades...

    Visite meu blog Masquerade, veja o que aconteceu aqui no Rio, perto de mim....

    http://www.dihitt.com.br/noticia/tragedia-na-gavea

    Este é o Rio que sediará as Olimpiadas...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Uma loucura esse episódio e ela se deu bem. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Gostei de seu post. Sucinto, objetivo, com uma boa análise, imparcial na medida do possível, mas discreto ao colocar sua posição. Parabéns. Estou te seguindo do diHITT também, abraços!

    ResponderExcluir